Pages

Proinfo

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Nossa escola na FECAP!!!

O Grupo Escolar Guilherme Wiethorn Filho convida a comunidade para ir nos prestigiar na festa dos Açores de Palhoça, vamos participar em dois momentos:
O primeiro com a apresentação do Boi-de-Mamão, projeto do professor Felipy e da professora Andréa com a quarta série, que será apresentado neste sábado dia 25/05 no ginásio Palhoção as 13:30 hs. E também vamos estar presente, durante toda a festa, através de um estande que montamos que fala de ervas medicinais e benzeduras, teremos uma pessoa que ira benzer durante toda a festa. Prestigie a nossa apresentação e o nosso estande.




























quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Ensaios do Boi-de-mamão

Começaram os ensaios do boi-de-mamão para a apresentação na festa dos Açores, 24/09 a 26/09, em Palhoça, todos os personagens estão prontos e maravilhosos. A quarta série esta vibrando para apresentar o seu trabalho aos palhocenses. Parabéns professora Andréa e professor Felipy pelo excelente trabalho. Comente as nossas fotos e sintam-se convidados para a nossa apresentação, em breve divulgaremos a data e horário desta atração.









































quinta-feira, 9 de setembro de 2010

O G. E. Guilherme Wiethorn promove a cultura palhocense!

A nossa escola prove a cultura palhocense do Boi-de-Mamão. A professora Andréa, da 4º série em parceria com professor Felipy, de educação física, estão confeccionado, com material reciclavel e ensaiando o Boi-de-Mamão. O Boi-de-Mamão é a representação dramática de cenas da vida campestre. Boi, cavalo, cavaleiro, curandeiro, urubu e cantadores. Com o passar do tempo outros personagens foram acrescentados: Maricota (uma boneca), Bernúncia, Urso, Cabra e outros. A representação é acompanhada de canto e música de instrumentos. A quarta série esta ensaiando para sua primeira apresentação na festa dos Açores.Parabéns aos professores responsáveis pela brilhante iniciativa. Confira as fotos dos ensaios e comente!


segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Dia 7 de Setembro





Você sabe o que aconteceu no dia 7 de setembro de 1822?

Este dia foi muito importante para o Brasil. No dia 7 de setembro de 1822, o príncipe-regente Dom Pedro declarou a independência do Brasil de Portugal.

Dom Pedro I retornava de uma viagem a Santos, cidade no litoral de São Paulo. No meio do caminho, encontrou um mensageiro que lhe levava duas cartas: a primeira exigia seu retorno imediato a Portugal. A segunda apontava dois caminhos: a obediência a Portugal ou a separação total da metrópole.

Apoiado pela elite brasileira, D. Pedro I não teve dúvidas, erguendo-se nos estribos do cavalo e alçando a espada, afirmou "Independência ou morte" e declarou a Independência do Brasil. Esse grito é conhecido como "Grito do Ipiranga" pois foi dito às margens do Rio Ipiranga.

Você é o visitante nº