A professora Andrrea e a professora Angela estão aplicando uma sequencia didática com 1º ano com o tema Páscoa, que tem chamado a atenção da garotada da turma, veja abaixo a descrição da sequencia. Parabéns professoras pelo maravilhoso trabalho. Em breve colocaremos as fotos da sequencia sendo aplicada. Comente as nosssas postagens.
Professoras: ANDRÉIA TEREZINHA SCHMITT ASSUNÇÃO
ANGELA MARIA ARAUJO OTTONI
LETRANDO e ALFABETIZANDO COM A PÁSCOA
1- Área : Português.
2-Tema: Letrando e Alfabetizando com a Páscoa.
3-Introdução:
A sequência didática refere-se ao tema Páscoa, nas séries iniciais do ensino fundamental, com a intenção em colocar os alunos em contato com práticas de linguagem oral e escrita, sendo que, ler, escrever, falar e escutar ganham dimensão prática.
As atividades apresentadas colocam o aluno diante de imagem e textos do cotidiano. Nosso objetivo é oferecer ao aluno uma forma de se perceber, realizando algumas “leituras’ mesmo antes de “aprender a ler”.
Os trabalhos com linguagem oral que propomos a serem realizadas em sala de aula permitem desenvolver as habilidades de falar e de ouvir. Por meio do diálogo, do ouvir o outro, da conversa diária, da argumentação, da troca de opiniões, do exercício orientado, pretendemos desenvolver a capacidade de os alunos se expressarem oralmente com mais clareza e objetividade e de modo adequado à situação e aos interlocutores.
As propostas que visam favorecer a apropriação do sistema de escrita têm lugar privilegiado nas atividades, sendo que, as propostas são, inicialmente, coletivas, a fim de que os alunos possam interagir e contar com o apoio da turma. No decorrer das atividades, os alunos encontrarão também propostas individuais.
Segundo os PCNs (2001, p.45), o domínio da língua escrita tem relação com a possibilidade de plena participação social, pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo, produz conhecimento. Assim, um projeto educativo comprometido com a democratização social e cultural atribui à escola a função e a responsabilidade de garantir a todos os seus alunos o acesso aos sabores linguísticos necessários para o exercício da cidadania, direito inalienável de todos.
Nossa intenção é chamar a atenção dos alunos para a diversidade dos textos e para o contexto em que aparecem. Independentemente do tipo dos textos, consideramos importante realizar um trabalho sistemático com o desenvolvimento de estratégias de leitura. Ao entrar em contato com um texto, ainda que de modo inconsciente, o leitor usa a sua observação para tentar “adivinhar”o que o texto diz, seja pela leitura das imagens, pelo título, ou ainda pela apresentação gráfica. No entanto, cabem a nós, educadores, resgatar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto e ajudá-los a relacionar e confrontar o que sabem com o que a leitura apresenta.
Para os PCNs ( 1998, p.55), se o objetivo é formar cidadãos capazes de compreender os diferentes textos com os quais se defrontam, é preciso organizar o trabalho educativo para que experimentem e aprendam isso na escola. Principalmente quando os alunos não têm contato sistemático com bons materiais de leitura e com adultos leitores. Quando não participam de práticas onde ler é indispensável, a escola deve oferecer materiais de qualidade, modelos de leitores proficientes e práticas de leituras eficazes. Essa pode ser a única oportunidade de esses alunos interagirem significativamente com textos cuja finalidade não seja apenas a resolução de pequenos problemas do cotidiano. É preciso, portanto, oferecer-lhes os textos do mundo: não se formam bons leitores solicitando aos alunos que leiam apenas durante as atividades na sala de aula, apenas no livro didático, apenas porque o professor pede. Eis a primeira e talvez a mais importante estratégia didática para a prática de leitura: o trabalho com a diversidade textual. Sem ela pode-se até ensinar, mas certamente não se formarão leitores competentes.
A sequência didática “Páscoa” é estruturada de modo a colocar em contato com práticas de linguagem oral e de linguagem escrita. As atividades nas quais os alunos estarão envolvidos certamente propiciarão momentos de autonomia e de sociabilidade.
As atividades apresentadas colocam o aluno diante de imagem e textos do cotidiano. Nosso objetivo é oferecer ao aluno uma forma de se perceber, realizando algumas “leituras’ mesmo antes de “aprender a ler”.
Os trabalhos com linguagem oral que propomos a serem realizadas em sala de aula permitem desenvolver as habilidades de falar e de ouvir. Por meio do diálogo, do ouvir o outro, da conversa diária, da argumentação, da troca de opiniões, do exercício orientado, pretendemos desenvolver a capacidade de os alunos se expressarem oralmente com mais clareza e objetividade e de modo adequado à situação e aos interlocutores.
As propostas que visam favorecer a apropriação do sistema de escrita têm lugar privilegiado nas atividades, sendo que, as propostas são, inicialmente, coletivas, a fim de que os alunos possam interagir e contar com o apoio da turma. No decorrer das atividades, os alunos encontrarão também propostas individuais.
Segundo os PCNs (2001, p.45), o domínio da língua escrita tem relação com a possibilidade de plena participação social, pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo, produz conhecimento. Assim, um projeto educativo comprometido com a democratização social e cultural atribui à escola a função e a responsabilidade de garantir a todos os seus alunos o acesso aos sabores linguísticos necessários para o exercício da cidadania, direito inalienável de todos.
Nossa intenção é chamar a atenção dos alunos para a diversidade dos textos e para o contexto em que aparecem. Independentemente do tipo dos textos, consideramos importante realizar um trabalho sistemático com o desenvolvimento de estratégias de leitura. Ao entrar em contato com um texto, ainda que de modo inconsciente, o leitor usa a sua observação para tentar “adivinhar”o que o texto diz, seja pela leitura das imagens, pelo título, ou ainda pela apresentação gráfica. No entanto, cabem a nós, educadores, resgatar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto e ajudá-los a relacionar e confrontar o que sabem com o que a leitura apresenta.
Para os PCNs ( 1998, p.55), se o objetivo é formar cidadãos capazes de compreender os diferentes textos com os quais se defrontam, é preciso organizar o trabalho educativo para que experimentem e aprendam isso na escola. Principalmente quando os alunos não têm contato sistemático com bons materiais de leitura e com adultos leitores. Quando não participam de práticas onde ler é indispensável, a escola deve oferecer materiais de qualidade, modelos de leitores proficientes e práticas de leituras eficazes. Essa pode ser a única oportunidade de esses alunos interagirem significativamente com textos cuja finalidade não seja apenas a resolução de pequenos problemas do cotidiano. É preciso, portanto, oferecer-lhes os textos do mundo: não se formam bons leitores solicitando aos alunos que leiam apenas durante as atividades na sala de aula, apenas no livro didático, apenas porque o professor pede. Eis a primeira e talvez a mais importante estratégia didática para a prática de leitura: o trabalho com a diversidade textual. Sem ela pode-se até ensinar, mas certamente não se formarão leitores competentes.
A sequência didática “Páscoa” é estruturada de modo a colocar em contato com práticas de linguagem oral e de linguagem escrita. As atividades nas quais os alunos estarão envolvidos certamente propiciarão momentos de autonomia e de sociabilidade.
4-Ano/ Série: 1º ano matutino e vespertino.
5-Conteúdos: Linguagem oral e escrita:
*Gênero Textual: Receita, informativo.
*Música: De olhos vermelhos.
* Teatro: O coelhinho que não gostava de estudar.
* Filme: Ursinho Pooh A Páscoa de Guru.
* Interpretação textual
*Produção textual
*As Vogais
*Alfabeto
*Gênero Textual: Receita, informativo.
*Música: De olhos vermelhos.
* Teatro: O coelhinho que não gostava de estudar.
* Filme: Ursinho Pooh A Páscoa de Guru.
* Interpretação textual
*Produção textual
*As Vogais
*Alfabeto
6 – Objetivo Geral:
- Reconhecer a Páscoa no processo ensino aprendizagem, através da oralidade e escrita.
6.1- Objetivos Específicos:
- Reconhecer um Coelho e suas características.
- Identificar a palavra COELHO.
- Produzir um texto coletivo das características do coelho
- Discutir com os alunos seu entendimento sobre a Páscoa.
- Concluir o conhecimento Páscoa, através de discussão, consulta e conhecimento do professor.
- Conhecer os símbolos da Páscoa.
- Formar palavras dos símbolos da Páscoa em grupos, usando o alfabeto móvel
- Identificar as letras aos símbolos da Páscoa.
- Cantar a música: De olhos vermelhos.
- Identificar oralmente as questões relacionadas à música
- Desenhar um coelho em relação a música, conhecendo a imaginação dos alunos
- Identificar na música “De olhos vermelhos” as vogais.
- Reconhecer e identificar através da brincadeira o alfabeto.
- Ler e reescrever o alfabeto, identificando as letras da palavra COELHO
- Diferenciar e identificar as letras da palavra coelho.
- Trabalhar a receita “bolo de cenoura”, identificando os ingredientes e os de uso da sua casa
- Produzir a receita na cozinha
- Usar rótulo e identificando os de usos na sua casa
- Confeccionar a receita num papel pardo com rótulos
- Escrever os nomes dos ingredientes representados por desenhos
- Assistir o filme: Ursinho Pooh. A Páscoa de Guru, relacionando o filme com o nosso dia a dia.
- Produzir um texto, através de desenho, refletindo sobre a Páscoa na sua família.
- Usar sua oralidade, explicando o desenho exposto.
- Ensaiar o texto (O COELHINHO QUE NÃO GOSTAVA DE ESTUDAR) em forma de um teatro
- Apresentar o teatro a Unidade Escolar.
6-Tempo Estimado: Esta sequência didática terá a duração de 16 (dezesseis) aulas de 45(quarenta e cinco) minutos cada. Portanto, serão trabalhadas duas aulas por dia, por ser um tempo pequeno para ser trabalhado com o 1º ano.
7-Material Necessário: Xérox, folhas brancas, máquina fotográfica, lápis, lápis de cor, televisão, aparelho de DV, EVA, papel pardo, cola, rótulos, ingredientes para o bolo ( açúcar, Nescau, leite, fermento de bolo, ovos, forma, forno elétrico, batedeira ...)
.
8-Estratégia Metodológica:
*Primeira Aula:
- Apresentação do COELHO: Numa caixa de sapato irei colocar um coelho (vivo). No primeiro momento, os alunos irão tocar, colocando a mão dentro da caixa sem olhar. No segundo momento, os alunos irão falar o que sentiram e o que está dentro da caixa. Depois a professora irá dar dicas, é claro que, poderá algum aluno anteriormente ter adivinhado. Por fim, a professora apresentará o COELHO.
- A professora escreverá, num papel pardo, o nome COELHO, com ajuda das crianças, ou seja, falando as letras a ser usadas para escrever o nome dele.
- Produção textual coletiva: os alunos irão produzir um texto com a ajuda da professora, num papel pardo, onde irá ficar exposto na sala de aula, sobre a característica do COELHO.
- A professora escreverá, num papel pardo, o nome COELHO, com ajuda das crianças, ou seja, falando as letras a ser usadas para escrever o nome dele.
- Produção textual coletiva: os alunos irão produzir um texto com a ajuda da professora, num papel pardo, onde irá ficar exposto na sala de aula, sobre a característica do COELHO.
*Segunda Aula:
- Discutir com os alunos sobre a Páscoa. Primeiramente colocando a visão dos alunos, depois a professora colocará seu conhecimento.
- Explicar os símbolos da Páscoa: os alunos em grupos receberão várias letras do alfabeto (móvel), antes da professora falar sobre o símbolo, irá falar o nome do símbolo onde os alunos irão formar a palavra, em seguida explicará o símbolo. E assim por diante. (anexo 1)
- Atividade: Ligue o nome dos símbolos correspondente às figuras. (anexo 1)
- Discutir com os alunos sobre a Páscoa. Primeiramente colocando a visão dos alunos, depois a professora colocará seu conhecimento.
- Explicar os símbolos da Páscoa: os alunos em grupos receberão várias letras do alfabeto (móvel), antes da professora falar sobre o símbolo, irá falar o nome do símbolo onde os alunos irão formar a palavra, em seguida explicará o símbolo. E assim por diante. (anexo 1)
- Atividade: Ligue o nome dos símbolos correspondente às figuras. (anexo 1)
*Terceira Aula:
- Música: DE OLHOS VERMELHOS (anexo 2)
-Interpretação oralmente sobre o COELHO (música) (anexo 3)
- Atividades: Cantar e desenhar um coelho abaixo do texto da música, depois circular as vogais. (anexo 2)
- Música: DE OLHOS VERMELHOS (anexo 2)
-Interpretação oralmente sobre o COELHO (música) (anexo 3)
- Atividades: Cantar e desenhar um coelho abaixo do texto da música, depois circular as vogais. (anexo 2)
*Quarta Aula:
- Brincadeira: O COELHO ALFABÉTICO ( A professora divide a turma em duas equipes, onde cada aluno recebe uma máscara de coelho (anexo 4) e uma letra do alfabeto, isto significa que as equipes recebem as mesmas letras. Depois a professora forma duas fileiras, no meio ficará a bola que será a cenoura, em seguida a professora fala uma letra, onde de cada fila sairá o aluno com a letra mencionada pela professora, porém irão em busca da cenoura que está no centro, aquele que conseguir pegar e trazer a cenoura para sua equipe ganhará ponto, porém a professora mencionará várias letras até que todos possam participar.
- Atividades: Pintar no alfabeto a palavra COELHO; Completar as letras que faltam na palavra COELHO e Ligar à palavra COELHO a escrita correta. (anexo 5)
- Brincadeira: O COELHO ALFABÉTICO ( A professora divide a turma em duas equipes, onde cada aluno recebe uma máscara de coelho (anexo 4) e uma letra do alfabeto, isto significa que as equipes recebem as mesmas letras. Depois a professora forma duas fileiras, no meio ficará a bola que será a cenoura, em seguida a professora fala uma letra, onde de cada fila sairá o aluno com a letra mencionada pela professora, porém irão em busca da cenoura que está no centro, aquele que conseguir pegar e trazer a cenoura para sua equipe ganhará ponto, porém a professora mencionará várias letras até que todos possam participar.
- Atividades: Pintar no alfabeto a palavra COELHO; Completar as letras que faltam na palavra COELHO e Ligar à palavra COELHO a escrita correta. (anexo 5)
*Quinta aula:
- Receita: Bolo de cenoura (anexo 6)
- Confeccionar num papel pardo a receita, onde os alunos com ajuda da professora irão substituir o nome dos ingredientes por rótulos.
- Atividade: Escreva o nome das figuras na receita, onde o nome dos ingredientes estarão no quadro para os alunos visualizarem e identifiquem o nome dos ingredintes. (anexo 6)
- Preparar receita com os alunos e depois degustá-lo.
- Receita: Bolo de cenoura (anexo 6)
- Confeccionar num papel pardo a receita, onde os alunos com ajuda da professora irão substituir o nome dos ingredientes por rótulos.
- Atividade: Escreva o nome das figuras na receita, onde o nome dos ingredientes estarão no quadro para os alunos visualizarem e identifiquem o nome dos ingredintes. (anexo 6)
- Preparar receita com os alunos e depois degustá-lo.
*Sexta Aula:
- Passar filme: Ursinho Pooh. A Páscoa de Guru.
- Questionar oralmente com os alunos em relação o filme com a vida deles.
*Sétima Aula:
- Atividades: Os alunos, através de desenho, irão expressar como é a Páscoa na sua casa, depois cada aluno irá mostrar o desenho e contar o que desenhou para o grande grupo.
*Oitava aula:
- Teatro: O COELHINHO QUE NÃO GOSTAVA DE ESTUDAR (anexo 7)
- Ensaiar o texto em forma de teatro e depois apresentar para a Unidade Escolar, sendo que o texto, os alunos já conhecem, pois foi lindo no primeiro dia de aula.
9- Avaliação: Avaliação deve mensurar a apropriação intelectual que os alunos realizarão ao longo do desenvolvimento da sequência didática, reconhecendo assim, os interesses dos educandos, sendo uma avaliação diagnóstica.
10- Bibliografia
BOQUET, Graça. Letramento Divertido: 5 e 6 anos. 1ª Ed. Belo Horizonte: Editora FAPI, 2008.
CARPANEDA, Isabella. Porta Aberta: Letramento e Alfabetização Linguística. 1ª Ed. São Paulo: FTD, 2008.
PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
___________ . Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 2001.
WWW.espacoeducar-liza.blogspot.com/
www.netmovies.com.br/filmes/ursinho-pooh-a-pascoa-de-guru.html
ANEXO 1
ANEXO 2
Música: "De olhos vermelhos" do coelhinho da páscoa.
De olhos vermelhos;
De pêlos branquinhos;
De pulo bem leve;
Eu sou o coelhinho.
Sou muito assustado;
Porém sou guloso;
Por uma cenoura;
Já fico manhoso.
Eu pulo pra frente;
Eu pulo pra trás;
Dou mil cambalhotas;
Sou forte demais.
Comi uma cenoura;
Com casca e tudo.
Tão grande ela era...
Fiquei barrigudo!
Desenhe um coelho ao lado da música acima.
Circule na música acima as vogais:
a- azul e- vermelho i- amarelo o- verde u- marrom
ANEXO 3
Interpretação oralmente em relação a música: De olhos vermelhos
1-Como é o coelho (característica)?
2-Vocês acham que todo coelho é branco?
3-O que o coelho come?
4-Ele só come cenoura?
5-Como o coelho ficou depois que comeu cenoura?
6-Como era o coelho (sentimento)?
7-Por que ele ficou barrigudo?
8-O que é cambalhotas?
9-Como o coelho pula?
10-Por que o coelho é forte?
ANEXO 4
Máscara de coelho
ANEXO 5
Leia e copie o alfabeto; depois pinte as letras da palavra COELHO:
A B C D E F G H I J K L M N O
......................................................................
P Q R S T U V W X Y Z
......................................................................
Complete as letras que faltam na palavra COELHO:
C....E....HO
....O...L....O
CO........HO
C....EL........
Ligue o coelho na palavra correta:
COLHO COELO COELHO CELHO
ANEXO 6
ANEXO 7
TEXTO:
O COELHINHO QUE NÃO GOSTAVA DE ESTUDAR
Personagens: Coelhinho Juquinha, tia Coelha, João de Barro, coelhinha, carteiro e vários animaizinhos da floresta.
*Caracterizar as crianças; escolher um narrador.
Narrador – Era uma vez, num lugarzinho muito distante daqui e na época em que todos os animais falavam e iam as escolas, havia um coelhinho muito do teimoso. (pausa para o coelhinho dar uma corridinha) Na floresta, onde moravam todos os filhotes de animais só um ficava em casa, o coelhinho Juquinha.
Juquinha - Aprender a ler? Essa é boa. Para que? Eu não preciso disso, posso muito bem encontrar cenouras sem saber ler. Eu vou é me divertir, muito mais e posso até escolher onde, quando e como vou brincar.
Narrador – Todos os animaizinhos estavam indo a escola felizes e cantarolando... e passou o leão, a macaca, a coelhinha, o porco, a cabra, o cão...... até o lobo mau ia a escola.... e feliz da vida.
Animais cantando: (imitar os sete anões, os animais se colocam em fila enquanto cantam vão ao destino e erguem uma das pernas, depois outra e assim até acabar a música repetem duas vezes.
Eu vou, eu vou, para a escola agora eu vou, tanannantanananantananana eu vou, eu vou...
Coelhinha: Tem animaizinhos aqui na floresta e crianças que não gostam deestudar, que não gostam de ir para a escola. Não sei porque elas tem tanta preguiça! Xô preguiça, xô, xô, xô....
Narrador – E cantavam até uma música para espantar esta tal de preguiça.
Animais - (todos os animais cantam e fazem os gestos)
A danada da preguiça pode ser uma doencinha que pega nos adultos e também nas criancinhas, da uma moleza só querendo espreguiçar e só de falar nela da vontade de gritar: xô preguiça, vai te catar, xô preguiça, aquinão tem lugar... xô preguiça comigo não tem vez... xô preguiça vai pegar outro freguês... Tique tique tique tique tique taque xô preguiça eu precisoestudar . Tique tique tique tique tique taque xô preguiça eu precisoestudar.
Narrador - Todos os animaizinhos tinham ido à escola, Juquinha resolveu distrair-se e pensou:
Juquinha - Vou à casa da tia Coelha ouvir histórias. Eu adoro histórias.
Narrador - Juquinha chegou à casa da tia Coelha, bateu... bateu... Chamou... Chamou, ninguém respondeu. Tia Coelha tinha deixado um aviso na porta, mas Juquinha não sabia ler e pensou:
Juquinha - Com certeza tia Coelha foi fazer alguma visita. Vou embora.
Narrador - Aborrecido por não ter encontrado a tia em casa, e cansado de tanto andar, Juquinha com surpresa avista a tia.
Juquinha - Estou vindo de sua casa, tia Coelha. Que pena o senhor ter ido fazer visita justamente hoje.
Tia Coelha - Fazer visitas? Você não leu o aviso que coloquei na porta?
Narrador - Juquinha ficou muito desapontado e não respondeu. Tia Coelha se lembrou de que ele não sabia ler e explicou:
Tia Coelha – Olha Juquinha (aponta para o aviso que está na porta) Pois o aviso dizia: volto já, sente-se e espere um pouco.
Juquinha - Ah! Então é isso que os avisos dizem. Pois já sei, agora aprendi. Ninguém mais me engana, me passa a perna, me dá um nó. (fala e vai fazendo gestos)
Narrador - No dia seguinte Juquinha foi à casa do senhor João de Barro conversar um pouco. Seu João de Barro não estava. Mas, bem embaixo de sua casa, havia uma cadeira com um aviso.
Juquinha - Agora, já sei ler avisos. Senhor João de Barro volta já, vou sentar e esperar um pouco. Que horror! Ai, ai, nossa que horror. Sujei-me todo de tinta, por que não me avisaram?Por quê? (desapontado)
João-de-barro - Que é isto, Juquinha? Você não viu o aviso sobre a cadeira? Ah! Você não sabe ler, não é? Este papel na cadeira diz: Tinta fresca. Cuidado!
Juquinha - Como eu me enganei, mas agora eu não me engano mais. Já sei tudo sobre avisos. Estou expert...
Narrador – Juquinha foi embora.( pausa para Juquinha se distanciar atrás das árvores) De repente, abram alas minha gente, que do nada apareceu um carteiro desenfreado. E deixou alguma coisa para o coelho Juquinha. O que será?
Carteiro – (deixa a carta na caixa e diz) Só me faltava essa, entregar correspondência na casa de um coelho e de um coelho que não vai para a escola. Bom esse é o meu trabalho né. Até maiiiisss.
Narrador -. Quando Juquinha chegou em sua casa, viu a caixa do correio aberta. Dentro dela havia um papel.
Juquinha - - Já sei, não devo chegar perto da caixa, ela foi pintada de novo, aquele papel diz: tinta fresca. Vou passar bem longe. (sai de mansinho)
Narrador - No dia seguinte, Juquinha notou um movimento diferente. (pausa o coelhinho sai de sua casa e se esconde de arvore em arvore) Parecia que estava acontecendo alguma coisa fora do comum. Havia muitos animaizinhos passando na rua. Eles não tinham ido à escola, carregavam doces, balas, bombons e salgados. Juquinha resolveu ir ver aonde eles iam e começou a acompanhá-los às escondidas. Os animais estavam parando no meio da floresta. Debaixo de uma árvore, estendiam toalhas, colocavam os doces, salgados e bebidas.
Juquinha – Oba, um piquenique! (feliz, eufórico) Um piquenique! (bravo) Enão me convidaram! (Juquinha se agacha em um canto e começa a chorar)
Narrador - A coelhinha sua amiga viu Juquinha chorando e lhe perguntou:
Coelhinha – Juquinha, você esta chorando. Por que você chora, heim Juquinha! Não fique assim meu amiguinho...
Juquinha - Eu não fui convidado para o piquenique, ninguém se lembrou de mim. Ninguém gosta de mim, não tenho amigos.
Coelhinha - Lembraram sim, Juquinha. Eu vi o carteiro colocando o convite na caixa do correio de sua casa, ontem. Como assim, você não leu o convite.
Juquinha - Então aquilo era um convite? Pensei que fosse um aviso sobre tinta fresca.
Coelhinha - Oras Juquinha, que vergonha! Você precisa aprender a ler.
Coelhinho - Então eu fui convidado para o piquenique, que bom! Pensei que eles tinham se esquecido de mim, eu preciso aprender a ler, preciso aprender a ler. Amanhã mesmo eu vou começar. Serei o primeiro a chegar à escola.
Coelhinha – Combinado! Amanhã vamos todos para a escola, você vai ver como é bem legal e aprendemos um montão de coisas. Mas agora vamos nos divertir, vamos cantar, pular, brincar e encher a pança, porque coelho que é coelho é muito comilão.
MUITO BOM O SEU TRABALHO.
ResponderExcluirExcelente trabalho, me ajudou muito.
ResponderExcluirExcelente trabalho, me ajudou muito.
ResponderExcluirExcelente!
ResponderExcluiramei sua sequência, está me ajudando muito.
ResponderExcluiramei sua sequência, está me ajudando muito.
ResponderExcluirÓtimo trabalho
ResponderExcluirParabéns seu trabalho é ótimo.
ResponderExcluirParabens. Ainda ñ me adaptei com sequencias tenho um pouco de dificuldades. Gostaria de receber uma com os seguintes itens. Publico Alvo. Tempo estimado.áreas do conhecimento. Conteudos curriculares. Eixos estruturantes. Direitod de aprendizagem. Objetivo da aprendizagem.para 5 dias. Obrigada.
ResponderExcluirAmei!
ResponderExcluirMuito legal essa sequencia amei
ResponderExcluir