Várias professoras e direção participam do curso PróLetramento oferecido pela secretaria de educação do nosso município. Neste curso eles desenvolveram a ideia de um baú de literatura infantil que “visitara” as nossas salas. Confira esse ótimo trabalho e em breve colocaremos fotos do baú sendo utilizado.
Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica
Pró Letramento – Alfabetização e Linguagem
Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental
Professor: Jair Joaquim Pereira
Cursista: ANDRÉIA TEREZINHA SCHMITT ASSUNÇÃO
ANGELA MARIA ARAUJO OTTONI
CARMEM HELENA DA SILVA
MARIA CELENE DA SILVA ASSUNÇÃO
APARECIDA MARIA MARCELINO
JULIO CESAR MACEDO
O Baú da Literatura
Infantil
DATA, 12/07/2011
Área : Português.
Tema: O Baú da Literatura Infantil.
Introdução:
A sequência didática referente a literatura infantil tem a intenção em colocar os alunos em contato com práticas de linguagem oral, sendo que nosso objetivo é oferecer ao aluno uma forma de se perceber, realizando algumas “leituras’ mesmo antes de “aprender a ler”, portanto é vivenciando essas práticas em sala de aula, ainda que não saiba “ler” de forma convencional, que o aluno apropria-se, gradativamente do sistema alfabético.
Nossa intenção com o baú da literatura infantil é chamar a atenção dos alunos para a diversidade de literaturas. Independentemente do tipo dos textos, consideramos importante realizar um trabalho sistemático com o desenvolvimento de estratégias de leitura. Ao entrar em contato com um texto, ainda que de modo inconsciente, o leitor usa a sua observação para tentar “adivinhar”o que o texto diz, seja pela leitura das imagens, pelo título, ou ainda pela apresentação gráfica. No entanto, cabem a nós, educadores, resgatar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto e ajudá-los a relacionar e confrontar o que sabem com o que a leitura apresenta.
Esta sequência didática está estruturada de modo a colocar em contato com práticas de linguagem oral, as atividades nas quais os alunos estarão envolvidos, certamente propiciarão momentos de autonomia e de sociabilidade.
Ano/ Série: 1º ano do Ensino Fundamental de nove anos..
Conteúdos:
*Gênero Textual: literatura infantil
* Interpretação textual oralmente e escrita individual através de desenho.
6 – Objetivo Geral:
- Incentivar a leitura de livros de literatura infantil no processo ensino e aprendizagem da alfabetização.
7- Objetivos Específicos:
- Apresentar o baú da literatura infantil para os alunos;
- Identificar e reconhecer alguns livros de literatura infantil;
- Ler para os alunos um livro de literatura infantil escolhido por eles;
- Interpretar oralmente a história lida pela professora;
- Oportunizar e permitir que os alunos entrem em contato com diversos livros literários infantis;
- Explorar o conhecimento dos alunos em relação à história contada pela professora e escolhida pelos alunos, através de desenhos.
8- Tempo Estimado: Esta sequência didática terá a duração de três aulas de 45(quarenta e cinco) minutos cada. Portanto, será um planejamento diário.
9- Material Necessário: baú de madeira, livros de literaturas infantis variados, folhas brancas, máquina fotográfica, lápis, lápis de cor...
10- Estratégia Metodológica:
PLANEJAMENTO DIÁRIO
- Em circulo a professora apresentará o “Baú da Literatura Infantil” aos alunos;
- Em seguida, cada criança irá escolher um livro de literatura infantil para olhar, manusear...;
- A professora irá perguntar aos alunos se já ouviram ou viram algum livro literário infantil; caso alguma criança já tenha conhecimento do mesmo, deixá-lo contar a história;
- Pedir que a turma escolha um livro literário infantil, onde a professora irá ler;
- Após a leitura a professora fará uma interpretação textual oralmente sobre a história lida;
- A professora deixará os alunos a vontade, deixando-os manusear os livros e fazer trocas de conhecimento com seus colegas;
- Os alunos, para finalizar, irão desenhar a história literária infantil contada pela professora e escolhida por eles anteriormente.
OBS: O Baú de Literatura Infantil ‘passará” na sala de aula uma vez por semana, oportunizando o contato com a literatura infantil.
Avaliação: Avaliação deve mensurar a apropriação intelectual que os alunos realizarão ao longo do desenvolvimento da sequência didática, reconhecendo assim, os interesses dos educandos, sendo uma avaliação diagnóstica.